Aprendendo a tirar força das crises e adversidades na fibromialgia

O sofrimento pode trazer forças para movimentar sua vida

Com certeza você já ouviu a frase “O que não nos mata, nos fortalece”. Apesar de parecer um tanto quanto otimista e, algumas vezes, até mesmo religioso, evidências científicas vêm comprovando o poder do estresse pós-traumático no crescimento pessoal. Em outras palavras – o sofrimento pode verdadeiramente trazer forças para movimentar sua vida.
O que é fibromialgia
A palavra “trauma” pode se referir a qualquer tipo de adversidade que vivenciamos. Isso inclui doenças, morte de parentes, assaltos, abuso, crises de fibromialgia, ou qualquer outra experiência, por menor que pareça, que tenha nos trazido desconforto.

Pesquisadores da área da saúde dividiram em três grupos as pessoas que passaram por algum tipo de trauma:
- Aquelas que sucumbem totalmente – chegando ao óbito
- Aquelas que sobrevivem com capacidade totalmente reduzida
- Aquelas que voltam 100% ao seu normal – os chamados “resilientes”

Recentemente, entretanto, um novo grupo foi descoberto: aquelas pessoas que se recuperam do evento traumático indo muito além do que eram antes – as pessoas que transcendem o trauma. Vamos chamá-los de “superadores”.  Superadores e resilientes conseguem enxergar diversas possibilidades de crescimento após as adversidades:
- Descoberta de novas possibilidades que não estavam disponíveis anteriormente,
- Maior valor à vida
- Maior consciência de força pessoal
- Crescimento espiritual
- Melhora da relação com outras pessoas

Desenvolva inteligência emocional para lidar com a fibromialgia

Você pode estar achando tudo isso muito poético, e pensando que na prática não é assim que as coisas acontecem. Pois bem, vamos eliminar alguns mitos:

- Resiliência é um dom: ou você tem ou não. MITO!
A resiliência é uma capacidade que pode ser aprendida e desenvolvida.

- Superadores são imunes ao estresse e sentimentos negativos. MITO!
Essas pessoas passam por tanto estresse quanto as outras, mas elas também são capazes de se conectar a emoções positivas, como felicidade e gratidão. Superadores encontram significado e propósito em suas vidas mesmo quando vivenciam perda e traumas.

- As adversidades tornam as pessoas mais fortes. MITO!
As pessoas podem sim ter mudanças positivas após passarem por uma crise, mas não é a adversidade em si que que faz a diferença – e sim a postura em relação a ela. Superadores exploram novas opções, se adaptam e aprendem o que precisam para construir novos recursos e superar a dificuldade.

- Superadores são pessoas independentes e auto-confiantes. MITO!
Pessoas resilientes e superadores sabem utilizar seus recursos, e principalmente família e amigos. Essas pessoas sabem pedir ajuda quando precisam.

Ninguém aqui está falando que devemos ser acomodados em relação às coisas negativas que acontecem nas nossas vidas. Pelo contrário: é necessário um equilíbrio. Finalizo com sábias palavras que gosto muito:
“Serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar.
Coragem para modificar as que posso.
Sabedoria para distinguir uma da outra.”

Que saibamos construir nossa vida da melhor maneira possível!
Inscreva-se aqui e receba todas as novidades sobre fibromialgia!