Augusto Cury fala sobre fibromialgia

E a importância de proteger a mente e as emoções

O médico psiquiatra, psicoterapeuta e escritor brasileiro Dr. Augusto Cury gravou comigo um recado para as pessoas que tem fibromialgia. Para quem ainda não sabe, estou trabalhando com ele há algum tempo em seus projetos da Academia de Gestão da Emoção.

Sua teoria da Inteligência Multifocal, que estuda sobre o funcionamento da mente e a construção de pensamentos, já ajudou centenas de milhares de pessoas a mudarem de vida, “aprendendo a ser líderes de si mesmo, assumindo controle pela sua aeronave mental”, como ele mesmo costuma dizer.

Dr. Cury tem livros publicados em mais de 70 países, com mais de 25 milhões de cópias vendidas no mundo todo, e é hoje considerado o autor mais lido do Brasil e o psiquiatra mais lido do mundo.

Além disso, é um ser humano incrível, humilde, verdadeiramente preocupado em ajudar as pessoas a saírem do cárcere das preocupações. Segundo ele, vivemos em uma sociedade livre, mas somos escravos no único lugar em que isso seria inadmissível: na mente humana. E, pior ainda, diz que muitas pessoas têm belíssimas casas, mas nunca encontraram o endereço mais importante de suas vidas – o endereço de si mesmo.

Com seus estudos, desenvolveu técnicas de Gestão da Emoção para serem aplicadas no dia-a-dia e melhorar o controle emocional de seus alunos e pacientes. Uma delas, por exemplo, é o silêncio proativo, na qual você silencia por fora em situações de tensão para dialogar internamente, bombardeando-se de perguntas e repensando suas possíveis respostas e atitudes, em vez de reagir impulsivamente.

No vídeo, ele comenta sobre a importância de conhecer e aplicar técnicas para proteger a mente e as emoções para quem tem fibromialgia. Relaxar mais, e cobrar menos, inclusive de si mesmo. Abraçar mais, e criticar menos. Fazer a Gestão da Emoção é fundamental para evitar sintomas psicossomáticos. Veja o vídeo na íntegra abaixo: 
Inscreva-se aqui e receba todas as novidades sobre fibromialgia!