5 estratégias simples para vencer o stress

E melhorar os sintomas da fibromialgia

Exercícios para reduzir o stress consistem, em sua maioria, em aprender como controlar a resposta do seu corpo ao agente ou evento estressor. É aprender conscientemente a relaxar o corpo – e a mente – para viver melhor. Você utiliza alguma técnica de combate ao stress? Como você lida com o stress no seu dia-a-dia?

Se sua resposta para a primeira pergunta foi “não”, então preste atenção! Você pode estar acumulando stress, e consequentemente, energia negativa que pode se voltar contra você! Conheça aqui 5 técnicas que podem te ajudar a lidar melhor com essa situação:

Meditação
Permitir-se viver o momento presente, deixando ir embora pensamentos sobre o passado ou o futuro, já que afinal a única coisa que existe é este momento, aqui e agora. A meditação promove mudanças físicas, mentais e espirituais, e cada vez mais vem sendo utilizada e desmistificada. E a boa notícia: você pode fazer sozinho, e não custa nada! Procure um lugar silencioso, tranquilo, onde você consiga se sentar ou deitar confortavelmente e onde não seja interrompido. Existem diversos tipos de meditação, e você pode escolher a que mais se identificar: ouvindo um mantra, sons da natureza, em silêncio, utilizando a respiração... A única coisa que você precisa fazer é não fazer nada, e sentir o momento presente.

O que é fibromialgia
Yoga
A prática de Yoga (dependendo do tipo de Yoga que você escolha praticar) combina a meditação com o exercício físico, alongamento, e concentração no momento presente. Essa técnica com mais de 5000 anos de existência também traz benefícios diversos para a saúde física, mental e espiritual, além de ter um significado mais profundo para muitas pessoas. O Yoga é praticamente uma filosofia de vida que visa o bem-estar e a plenitude. É importante procurar um instrutor de confiança para iniciar na prática.

Visualização guiada
É possível aliviar o stress através da meditação guiada com a construção de imagens mentais. Para isso, utiliza-se uma gravação ou mesmo presencialmente, com um ou mais instrutores guiando a prática. O nosso cérebro não diferencia a emoção de algo que de fato vivenciamos ou algo que imaginamos... sendo assim, através dessa técnica, você pode se transportar mentalmente para um lugar calmo, bonito, tranquilo, e relaxar verdadeiramente o seu corpo e sua mente. Existem relatos de pacientes com câncer que obtiveram melhora com essa técnica, visualizando seu corpo sem as células afetadas (Guided Imagery Resource Center, in Rakal, 2013).

Respiração profunda
Vou te contar um segredo: há grandes chances de que você não saiba respirar direito! Na correria do dia-a-dia, acabamos não dando importância para uma das funções mais vitais do nosso organismo – a respiração. Tão importante quanto ter uma alimentação saudável e praticar exercícios, é respirar corretamente. Uma técnica simples para respirar profundamente é deixar o ar preencher seus pulmões contando 8 tempos, segurar o ar por 8 tempos, e expirar lentamente, na mesma velocidade da inspiração. Procure saber mais sobre estes exercícios de respiração e sinta a diferença!

Autoconhecimento
Por fim, mas não menos importante, “conhece-te a ti mesmo”. Muito do stress é causado por falta de autoconhecimento e autoconsciência. Tente compreender a fonte do stress: o que mais te incomoda? Por que verdadeiramente isso te incomoda? De que maneira se sentir mal assim te ajuda? Conheça você mesmo. Compreenda e aceite isso, e o principal, respeite os seus limites.

Se eu pudesse te dar um conselho.... Acredito que seria esse: algo te incomoda? MUDE! Mude de lugar, mude de mentalidade, mude de postura, mude de relacionamento, mude sua alimentação, mude de emprego, mude de casa. E mude AGORA! Sabe por quê? Ninguém vai fazer isso por você! Até quando você vai aceitar se sentir assim? Com stress, cansaço, tristeza?

Inscreva-se aqui e receba todas as novidades sobre fibromialgia!