O que é e como desenvolver inteligência emocional

Gerenciar as emoções é fundamental na fibromialgia

Já ouviu falar em inteligência emocional? Esse termo surgiu há pelo menos 30 anos, mas começou a se popularizar nos anos 90, ficando mais conhecido com a obra “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman, em 1995. Segundo Goleman, Inteligência Emocional é “a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos”.

Indivíduos com um bom nível de inteligência emocional conseguem resolver problemas relacionados à emoção com muito mais clareza e rapidez, e, além disso, conseguem aproveitar episódios de conflito emocional como reflexão e aprendizado.

Na prática, possuir inteligência emocional significa ter equilíbrio, conseguir refletir antes de agir, separar as emoções das ações, reconhecer sinais de alteração emocional em si mesmo e nos outros, e principalmente saber lidar com essas situações. 

O quanto você reconhece – e aceita – suas emoções? Você é uma pessoa capaz de pensar antes de agir? Como anda sua impulsividade e agressividade?
Qual a importância da inteligência emocional, afinal? Cada vez mais, o conceito de “inteligência” vem sendo questionado e analisado. De que adianta ter um vasto conhecimento técnico, se você não é capaz de se conectar às pessoas? Eu tenho certeza que você já ouviu algum caso de pessoas assumindo altos cargos, mesmo sendo péssimas em liderar seus funcionários.

Isso acontece porque a nossa sociedade infelizmente ainda está mais focada nos resultados do que nas pessoas. Mas isso está mudando drasticamente nos últimos tempos. É só notar o aumento do interesse em assuntos como coaching, psicologia e desenvolvimento pessoal. Parece que finalmente estamos percebendo que o autocontrole e autoconsciência são fundamentais para uma vida completa, com propósito e significado.

O que fazer, então? Você pode começar refletindo e criando metas para cada um dos pilares da inteligência emocional de Goleman:

- Autoconhecimento emocional: Quais são os gatilhos das suas emoções? Quais são seus valores? O que realmente importa para você? Qual a percepção das pessoas a seu respeito?
- Controle emocional: Como são suas reações? Você mais age, ou mais reage? Você possui estratégias para se manter calmo em situações de estresse?
- Automotivação: O que te motiva? O que te faz acordar todos os dias? Você está vivendo aquilo que acredita? Você corre atrás dos seus sonhos ou os deixa na gaveta?
- Empatia: Quando alguém expressa uma opinião contrária à sua, você fica mais curioso ou mais julgador? Você é capaz de verdadeiramente se colocar na pele dos outros?
- Relacionamentos interpessoais: Como são seus relacionamentos? Você se importa com as pessoas? Você pede desculpas? Você costuma explicar os motivos de suas decisões para os outros?

Pare por 1 minuto e pense o que você pode fazer para melhorar um pouquinho a cada dia em cada um desses pilares. Para termos uma vida melhor, precisamos ser alguém melhor, e isso é um processo contínuo. Comece agora!

Conheça o GUIA COMPLETO DA FIBROMIALGIA

Mapa do seu plano de Lançamento
Chega de sofrer! Um MANUAL ONLINE com tudo o que você precisa saber para fazer uma grande mudança na sua vida